Está se preparando para dar o pontapé inicial no seu próprio negócio mas ainda está meio sem rumo, não sabe ao certo por onde começar ou o que fazer primeiro?

Preparei esse guia rápido que poderá ajudar você a destravar e começar a montar seu negócio online logo.

Coloque em prática os passos seguintes vai fazendo o acompanhamento por essa checklist que dará tudo certo.

Ajuda profissional pode facilitar e acelerar a montagem da sua loja virtual e seu negócio online

Lembrando que se estiver inseguro ou precisar de um auxílio profissional, pode contar com a nossa equipe aqui na Planweb que tem planos especiais de montagem de loja que literalmente faz o seu negócio acontecer, pode dar uma olhadinha nas opções aqui, ok?

Para ficar mais prático, decidi separar esse checklist para ser executado por semana para que você consiga realmente colocar em prática.

Então já prepare seu bloco de anotações, ou se preferir, pode imprimir essa página ou mesmo copiar e colar no docs para você ir marcando o que for sendo concluído.

Documentar as etapas é importante para manter motivado!

Uma dica importante: Sempre que concluir uma etapa, faça uma foto ou um print e post no seu Instagram e marque a gente com o @planwebinterativa e @jacksonjsj, isso fará você ficar mais comprometido(a) por ter externalizado e nós ficaremos felizes em saber que você está executando e avançado, quem sabe até compartilharemos se você permitir, e isso já ajudará seu negócio ser divulgado.

SEMANA 1 - ANÁLISE DE MERCADO

  • Identifique segmentos que estão em alta no mercado e qual é compatível com os seus gostos pessoais (lembrando que é importante ter, ao menos, algum conhecimento básico sobre o produto);
  • Pesquise o volume de buscas do nicho escolhido. Pode fazer isso utilizando as ferramentas gratuitas do Google como trends.google.com e o Planejador de Palavras Chave do Google. Nesse vídeo você pode ver como fazer isso. https://www.youtube.com/watch?v=SZKm6YGbNV4
  • Entenda se a manutenção das mercadorias é viável;
  • Determine o diferencial do seu negócio;
  • Defina o seu público-alvo a partir de:
    • dados demográficos (idade, gênero, localização etc);
    • informações de consumo (o que e onde compram);
    • níveis socioeconômicos;
    • interesses;
    • dificuldades e necessidades.

SEMANA 2 - COMEÇAR A CRIAR SUA LOJA VIRTUAL

A segunda etapa consiste em eleger a plataforma da sua loja virtual e comprar o registro do seu site. Assim, você terá um ambiente seguro para vender online e uma marca exclusiva diante da concorrência.

SEMANA 3 - ESCOLHA DO FORNECEDOR E ANÁLISE DE CONCORRÊNCIA

Agora chegam dois momentos cruciais da criação do seu negócio: Definir qual empresa vai abastecer os estoques da sua loja virtual (seja para a matéria-prima ou produtos prontos) e investigar os concorrentes.

  • Pesquise sobre os principais modelos de fornecimento (tradicional e dropshipping) e veja qual faz mais sentido para você;
  • Liste prós e contras de diferentes provisores, tendo em mente:
    • a qualidade das mercadorias;
    • os prazos de entrega;
    • os custos-benefícios.
  • Avalie a concorrência, ponderando sobre:
    • layout e checkout das lojas virtuais;
    • divulgação dos produtos;
    • atendimento ao cliente;
    • posicionamento nas redes sociais;
    • precificação.

SEMANA 4 - PERSONALIZAÇÃO DA LOJA VIRTUAL

Parabéns, metade das tarefas já foram realizadas! Nesta quarta fase, você vai customizar a sua loja virtual, adicionando produtos e desenvolvendo o logotipo, o layout e outras páginas do site. 

Dica extra: No nosso treinamento Clube Nuvemshopeiros você além de aprender a fazer todas essas customizações e integrações, terá disponível um arsenal de ferramentas complementares e o acompanhamento da nossa equipe por telegram e ao vivo por vídeo chamada toda semana. Clique aqui para conhecer o Clube Nuvemshopeiros.

  • Nas descrições, considere características físicas dos produtos (peso, tamanho, cores etc);
  • Não se esqueça de destacar os benefícios deles, além das texturas, cheiros e/ou gostos (caso tenham);
  • Nos textos e URLs, utilize estratégias de SEO, focando especialmente nas palavras-chave;
  • Fotografe as mercadorias de diferentes ângulos;
  • Invista em uma caixa de luz para tirar retratos mais profissionais: Veja uma opção econômica e boa aqui https://loja.planweb.com.br/produtos/mini-estudio-fotografico-caixa-de-luz-led-dobravel-softbox-para-fotografar-de-produtos/
  • Crie o logotipo da sua marca, veja nesse vídeo como fazer você mesmo ou contrate a Planweb para fazer seu logotipo profissional;
  • Escolha de duas a três cores e de uma a duas fontes para o seu layout;
  • Organize seus produtos em categorias (e subcategorias, se necessário);
  • Crie as páginas:
    • Sobre nós;
    • FAQ
    • Política de Entregas e Devoluções
    • Política de Privacidade.

SEMANA 5 - CONFIGURAÇÃO DOS MEIOS DE PAGAMENTO E ENVIO

A quinta semana consiste em escolher as melhores maneiras para receber e enviar seus produtos. A primeira ação tem como objetivo criar um ambiente seguro para que o cliente finalize a compra, e a segunda o de fazer com que as mercadorias sejam entregues com o menor prazo e custo.

Em relação aos meios de pagamento:

  • Pesquise quais gateways ou intermediadores de pagamento que atendem suas necessidades Veja esse vídeo onde explico as melhores formas de pagamento para utilizar na Nuvemshop https://www.youtube.com/watch?v=9QFU4oEiZUM;
  • Analise:
    • taxas por transação;
    • políticas de retirada;
    • mecanismos antifraude;
    • checkout e métodos cadastrais.

No que diz respeito aos meios de envio:

  • Entre Correios e transportadoras, entenda qual é a melhor opção para o seu negócio, considerando:
    • peso e tamanho dos seus produtos;
    • cobertura (em relação a estados e regiões);
    • preços;
    • logística reversa.
  • Assista esse vídeo que explico melhor sobre essas opções de envio na Nuvemshop

SEMANA 6 - ATENDIMENTO AO CLIENTE E DIVULGAÇÃO DA MARCA

Por fim, chega a última etapa! Agora falta muito pouco. Sua loja virtual já está criada, contudo, há detalhes extras que são essenciais para o bom funcionamento do seu negócio, como o suporte ao consumidor e as estratégias básicas de marketing.

  • Defina seus canais de suporte;
  • Acompanhe o tempo de cada atendimento para otimizá-lo sempre que possível;
  • Crie um formulário (no Google Forms, por exemplo) para solicitar feedbacks;
  • Deixe seus contatos visíveis no rodapé da loja virtual, inclusive, o número do seu WhatsApp Business;
  • Cadastre-se nas redes sociais para divulgar seus produtos e serviços;
  • Contrate uma ferramenta de e-mail marketing. Recomendo a Perfit que tem ótima integração com a Nuvemshop e um custo bem acessível

E aí, pronto para alcançar suas primeiras vendas?

Esperamos que esta checklist tenha te auxiliado na criação da sua loja virtual e mostrado que ser dono do próprio negócio não é um bicho de sete cabeças.

Aos poucos, temos certeza de que, ao empreender, você vai encontrar o seu próprio ritmo e estilo.